Nossa história.

O caminho foi idealizado por José Policarpo Ferreira, conhecido popularmente por Polly, que após percorrer por vários anos o Caminho da Fé, tendo ainda realizado o Caminho da Luz e Caminho de Santiago na Espanha, propôs uma alternativa a mais, com o intuito de fé e companheirismo. Assim o idealizador e alguns amigos durante o período da semana santa no ano de 2007, realizaram essa caminhada com muita tranquilidade, companheirismo, meditação e realizando seus pedidos ao Criador. Devido ao êxito da caminhada, a ótima recepção pelo caminho, o belo cenário do interior e das montanhas de Minas, fez com que nos anos seguintes, (2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014) o trajeto fosse novamente percorrido, sempre na época da Semana Santa, sendo que em 2013, um novo grupo de caminhantes, liderados por Rafael P. Batista e apoiados pelos peregrinos Polly e Ely, também realizaram a caminhada ao final do mês de julho e ainda, outra caminhada realizada no início de dezembro por mais um grupo de peregrinos. Já no ano de 2014, dias 12 e 13 de abril, contamos com participação recorde de 39 peregrinos em apenas uma caminhada. Com propósito de estender os benefícios desta caminhada a peregrinos, devotos e amantes de esportes juntamente, o Idealizador Polly Ferreira, juntamente com o peregrino Ely Prado e outros colaboradores, iniciaram o propósito de demarcar o trajeto, com emissão de credencial, fornecimento de certificado de participação e fixação de pontos de apoio aos caminhantes. Em 2015, após seguidos anos conversando com moradores locais e proprietários de estabelecimentos comerciais à beira do caminho, no intuito de lançar a idéia-semente, e ainda, tendo encontrado apoio incondicional do Coordenador de Turismo Odval Ap. Bertolassi, do Secretário de Turismo, Sr. Miller Moliani de Lima e do Sr Prefeito Nóe Rodrigues, que muito batalharam para alavancar o projeto, finalmente foi viabilizado e ocorreu o lançamento oficial desta rota peregrina e turística no Sul de Minas Gerais. Também nesta ocasião fora fixada a sede do caminho em sala na Sedecon, ao lado da Antiga Estação Ferroviária da cidade de Jacutinga, (um dos pontos turísticos da cidade), tornando-se ali o marco “71” do caminho. Estando o marco incial fixado em ponto central da cidade, pode ainda, o peregrino ou caminhante de outras cidades, visitar outros pontos turísticos, tais com Igreja Matriz de Santo Antonio, Fonte São Clemente, Lago Municipal, visto que estes se localizam a pouca distância do ponto inicial da caminhada.

about-detail-img
about-detail-img

Participações

2007

Polly, Michele, Betão, Mizael, Marlene, Rosangela, Ely, Sidney, D. Olga (mais idosa a percorrer o caminho) e Pedro Henrique (mais novo a percorrer todo o caminho com 12 anos) Apoio: Vicente F. da Silva – Nê (in memorian)

2008

Polly e Michele

2009

Polly, Ely, Ditinho Zidério e Paulo Eduardo(Inconfidentes/Borda)

2010

Polly, Rosangela, Ely, Silvia Nicoleti, Roberto Vidal, D. Olga, Sidney, Apoio: Teruo e João Pedro (mais novo a participar da caminhada com 5 anos)

2011

Polly, Roberto Vidal, Ely, Ronaldo (Manga), Daniele, Eweline, D. Tereza, D. Márcia Briza, Apoio: Branquinho

2012

Polly, Ely, Odval Bertolassi, Roberto Vidal Apoio: Teruo

2013

1ª turma:¨Polly, Ely, Silvia Nicoleti, Sonia Nicoleti, Roberto Vidal, D. Márcia Briza, Reginaldo Guidi Apoio: Teruo e João Pedro 2ª turma: Rafael Batista, Mateus Moriconi, Silvana, Eidileni Monteiro, Cristiano Santini, Claybson, Luciana Aldigheri, Polly e Ely Apoio: Melissa Adami 3ª turma: Celso Antunes, Nelson Antunes, Mateus Moriconi, Claybson, Luciana, Rose, Rita Delaval, Gleidson Grassi, Andréia, Polly e Ely Apoio: Mizael

2014

José Norberto, Yullli, Ygor, Gilmar, Marciana, Marcial, João Pedro, Silvano, Roberto Vidal, Paulo, Celso Antunes, Abel Freitas, Roger Antunes, Nelson Tramonte, Mateus Moriconi, João Adriano, Regina, Sônia Nicoleti, Silvia Nicoleti, Késia, Dário, Leila Trivelato, Eidileni, Gina Beltrami, Margarete-1, Luciana, Rosangela, Rita Delaval, D. Terezinha, Rafael, Josiana, Margarete-2, Ditinho Zidério, Polly e Ely Apoio: Teruo e Kamillo